8 Dicas para ser Produtivo Trabalhando em Casa

Aprender a trabalhar em casa foi uma necessidade que se impôs de repente a um grande número de pessoas que nunca pensou em fazer de casa seu escritório. Aí vem o desafio: como se manter produtivo dentro de casa, com a rotina do lar mais agitada do que nunca, com todos trancados no mesmo lugar 24 horas por dia? Preparamos um roteiro básico de 8 dicas para se manter produtivo trabalhando em casa.

Dia 1: Estabeleça uma rotina

É muito fácil se perder na execução do trabalho em casa se você não criar uma rotina e, principalmente, segui-la. Coisas simples como ter um caderno com todas as atividades do dia a serem feitas, com horários de início e fim para realizá-las, ajudam demais. Se não conseguir prever um tempo de duração, pelo menos liste tudo que precisa fazer. À medida que vai fazendo, vai marcando tudo que foi executado. Garanto que cada vez que você olha e vê coisas já feitas, a satisfação chega e te enche de alegria. É uma meta que foi cumprida, dá prazer saber que você conseguiu.

Produtos necessários: produtos de papelaria: caderno, caneta e afins. Busque aqui em nosso site papelarias que entregam em sua casa!

Dica 2: Se arrume para trabalhar

Parece bobagem, mas acordar de pijama e ir trabalhar é uma péssima ideia. Nossa mente foi habituada a se preparar para sair de casa e ir trabalhar. Então, tente seguir a rotina que tinha para ir ao trabalho: acorde, tome banho, troque de roupa, tome seu café da manhã e, aí sim, comece sua rotina de trabalho. Como sugeri no tópico anterior, inicie pela lista de tarefas do dia.

Dica 3: Tenha seu canto de trabalho

Todos na casa estão numa rotina diferente, cada um tem seus espaços e seus hábitos, alguns novos por força do isolamento social. Então, escolha um cantinho e prepare. Se seu trabalho é pelo telefone, pelo celular, laptop ou desktop, não tem relevância aqui. O que importa é que você execute num lugar fixo, nada de sair falando ou consultando o celular rodando que nem peão pela casa. Tenha certeza que sua produtividade cai. É preciso não ter distrações enquanto trabalha.

Produtos necessários: móveis, mesa e afins. Busque aqui em nosso site lojas de móveis que entregam em sua casa!

Dica 4: Foco!

Esse talvez seja o maior desafio: ter foco. A falta de foco é a principal inimiga da produtividade. Sim, o mundo está cheio de notícias, seu whatsapp não para de apitar, as crianças estão agitadas, você tem tarefas de casa para fazer, tudo isso é verdade. Então se ajude, a concorrência de tarefas é grande. Pense no que te perturba. É ver notícias? Marque no relógio e veja em determinados períodos de tempo pré-determinado, tipo de uma em uma hora. Isso vai tirar sua ansiedade de ver a cada minuto se aconteceu alguma coisa. É o whatsapp? Ponha em modo avião enquanto realiza as tarefas mais complexas. São as crianças? Vish, essa é complicado...Dê tarefas para elas enquanto realiza as suas. Ou compartilhe com alguém períodos de atenção, um se concentra em alguma coisa enquanto o outro se encarrega delas. Enfim, ache um caminho para se ajudar.

Dica 5: Use Fone de Ouvido

Parece um detalhe, mas essa dica é uma das mais importantes no home office: use fones de ouvido. Há muito barulho diferente da sua rotina de trabalho frequentando seu entorno. Você está misturando, no mesmo ambiente, vida profissional e vida pessoal. É normal prestar atenção em assuntos da casa. O uso de fone de ouvido ajuda muito. Sem contar que muitas vezes o barulho atrapalha seu desempenho. Por isso, use fone sempre que falar com alguém de trabalho, ou tiver ouvindo áudios. Além de ajudar a se concentrar, quando seus familiares virem que você está de fone, eles automaticamente falarão menos com você porque sabem que não serão ouvidos. Se ajudar, pode até colocar uma música para anular o ambiente externo. Há ótimas trilhas já prontas para concentração no trabalho na internet.

Produtos necessários: fone de ouvido. Busque aqui em nosso site lojas de informática e eletrônicos que entregam em sua casa!

Dica 6: Mesa limpa, organização

Você é do tipo que trabalha de forma mais desorganizada? Muita tralha atrapalha (difícil falar isso, né, a língua dobra, rsrs). Organize seu espaço, mesa limpa, distrações fora do alcance da vista. Abrir várias frentes ao mesmo tempo, encher a mesa de coisas, muitas janelas abertas no computador e no celular, tudo isso distrai. E te garanto que limpar a mesa antes de sentar para trabalhar (mesmo que depois ela fique cheia de novo) vai trazer uma sensação de foco e reduzir distrações ao redor. Mãos à obra, faxina na mesa.

Produtos necessários: material de limpeza. Busque aqui em nosso site lojas de material de limpeza que entregam em sua casa!

Dica 7: Mantenha-se confortável

Pela falta de rotina de trabalhar em casa, há relatos de pessoas que ficam na cama trabalhando, jogado no sofá e outros lugares nunca antes usados com essa finalidade. Então, é comum estar com pouco conforto para usar uma tela de computador ou mesmo de celular horas a fio trabalhando (é diferente de estar na cama jogando Candy Crush, esse não tem tensão, só diversão). Por isso, dê preferência a estar sentado numa mesa, com cadeira ergométrica confortável, telefone à mão e tudo preparado para um bom dia de trabalho.

Produtos necessários: moveis de escritório adequados. Busque aqui em nosso site lojas de móveis que entregam em sua casa!

Dica 8: Reproduza em casa seu ambiente de trabalho (só o lado bom...)

Se seu trabalho é feito sentado numa mesa, com telefone do lado, com hora de entrar, hora de almoçar e hora de encerrar o expediente, tente reproduzir essa rotina em casa. Fica mais fácil se utilizar de uma rotina já conhecida para incorporar a ela coisas novas, que são inevitáveis nessa situação de isolamento. Aí, você incorpora ao dia a dia que já conhece as coisas que vão aparecer. Lembre-se: não se desafie tanto, não precisa começar do zero e fazer tudo diferente. Se ajude começando por hábitos de trabalho que você já tem incorporados à sua vida.

Todos sabemos que não tem sido fácil. Então vamos facilitar em tudo que der para não se perder no meio do caminho. Estamos juntos. #fiqueemcasa


SETORES EM DESTAQUE


Cadastre-se em Nossa Lista

Fique por dentro das promoções e lançamentos das empresas listadas em nosso site!

BAIRROS EM DESTAQUE

NOSSOS PARCEIROS

The Next Hostel

© 2020, Idigo

Agência de Marketing Digital

AVISO LEGAL: Os dados incluídos na plataforma foram fornecidos pelos responsáveis pelas empresas ou associações às quais elas pertencem. Caso haja alguma imprecisão ou informação equivocada, favor enviar um email AQUI para que possa ser feita a alteração. Esse site é um trabalho coletivo, sem fins lucrativos, que visa ajudar empresários locais e moradores durante o período de isolamento social.